•   (43) 3322-4448

ÚltimasNotícias

Tontura pode ser sintoma de várias doenças

Vamos falar mais sobre o tema que faz parte da vida de milhões de pessoas

Sentir mal-estar e tontura é um sinal do corpo de quem tem algo errado com a sua saúde. Doenças como labirintite, enxaqueca, anemia, hipoglicemia ou problemas na pressão arterial podem causar esses sintomas. A tontura pode ser definida como vertigem – quando tudo parece estar girando –, sensação de desmaio ou perda de equilíbrio. 

Causas

Tontura frequente pode ser sintoma de várias doenças ou efeito colateral de uso de medicamentos, ainda mais quando é acompanhada por enjoo, dor de cabeça, dor na nuca ou sensação de desmaio.

- Labirintite

A doença é mais comum em idosos, mas qualquer pessoa – principalmente as mais estressadas ou com histórico de doenças respiratórias – podem desenvolver a labirintite. Trata-se de uma inflamação no labirinto, uma parte do ouvido responsável pela audição e pelo equilíbrio e, por isso, causa tontura.

- Enxaqueca

Pessoas com enxaqueca tem mais sensibilidade a luzes, barulho, cheiros, mudanças climáticas e movimento. Por isso, além das dores de cabeça intensas e enjoo, quem tem essa doença também pode sentir vertigens frequentes.

- Hipoglicemia

A hipoglicemia é a queda de açúcar no sangue e pode causar tonturas, mal-estar, sensação de queda ou desmaio, suores frios, tremores e falta de força. A condição atinge principalmente diabéticos que não fazem tratamentos de forma adequada ou pessoas que fazem dietas sem acompanhamento de profissionais.

- Pressão baixa ou alta

A pressão arterial descontrolada – muito baixa ou muito alta – pode causar tontura seguida da sensação de desmaio, fraqueza, dor de cabeça, visão embaçada e sono. A única forma de saber se está alta ou baixa é medindo o pulso com um aparelho.

OutrasNotícias

Hérnia de Disco

Hérnia de Disco

COMPLICAÇÕES NEUROLOGICAS DA COVID-19

COMPLICAÇÕES NEUROLOGICAS DA COVID-19

Uma única noite mal dormida deixa seu cérebro frenético

Uma única noite mal dormida deixa seu cérebro frenético

  •   (43) 3322-4448